Tiros de arma pesada em mercado fazem entre 25 e 30 mortos em Abidjan

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – Tiros de arma pesada no mercado de Abobo, em Abidjan, fizeram entre 25 e 30 mortos quinta-feira, indica um comunicado da Operação das Nações Unidas na Côte d’Ivoire (ONUCI).

Segundo o comunicado, estes tiros que fizeram igualmente entre 40 e 60 feridos teriam sido disparados por soldados fiéis ao Presidente cessante, Laurent Gbagbo, que se recusa a deixar o poder apesar da pressão da comunidade internacional que reconhece Alassane Ouattara como vencedor das eleições presidenciais de novembro passado.

A missão onusina exprimiu a sua indignação diante de tais atrocidades contra civis inocentes.

« Os autores destas exações, que constituem violações flagrantes dos direitos humanos, não deverão permanecer impunes », adverte o comunicado da ONUCI, que promete tomar « as medidas apropriadas para prevenir, no futuro, tais atos inaceitáveis, em conformidade com o seu mandato de proteção das populações civis ».

Quarta-feira, a ONUCI apelou num comunicado ao « fim imediato desta escalada de violência sob o risco de comprometer a paz, a coesão social e a reconciliação nacional ».

-0- PANA BAL/JSG/MAR/TON 18março2011

18 Março 2011 09:36:29




xhtml CSS