Terramoto sacode oeste do Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) – Um sismo de 5,8 na escala de magnitude local sacudiu sexta-feria várias províncias do oeste do Rwanda, fazendo quatro pessoas feridas e seis casas destruídas, declarou o Ministério de Gestão de Catástrofes e Assuntos dos Refugiados.

As zonas mais afetadas estão situadas em oito distritos em torno do Lago Kivu, próximo da República Democrática do Congo (RDC).

Segundo o Ministério de Gestão de Catástrofes e Assuntos dos Refugiados, vários milhares de pessoas entraram em pânico e fugiram das suas casas quando a terra  sacudiu.

O Observatório Vulcânico de Goma, instalado no leste da RDC, mediu o terramoto de magnitude 5.8, mas o seu epicentro estava no Lago Tanganyika, a cerca de 100 quilómetro dos distritos afetados.

« Estamos a trabalhar com a Cruz Vermelha Rwandesa para investigar sobre as vítimas suplementares », declarou à PANA o porta-voz do Ministério de Gestão de Catástrofes e Assuntos dos Refugiados, Frédéric Ntawukuliryayo.

O terramoto foi igualmente ressentido em várias colinas vulcânicas do Norte.

A imprensa local relatou terramotos em Kigali, que duraram vários minutos enquanto certas cidades do Oeste foram privadas de abastecimento elétrico e ligações de telecomunicação foram cortadas.

Em fevereiro de 2008, um sismo de magnitude 6 sacudiu o sudoeste do Rwanda e o leste da RDC, registando 45 mortos e várias centenas de feridos nos dois países vizinhos.

-0- PANA TWA/AR/MTA/BEH/FK/TON  08 agosto 2015

08 Agosto 2015 11:14:10


xhtml CSS