Agência Panafricana de Notícias

Tentativa de golpe de Estado frustrada no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) - O Governo sudanês anunciou na terça-feira ter fustrado um golpe de Estado na madrugada desta terça-feira e colocado os autores em detenção para interrogatório.

Duas declarações, das quais uma do Comando Geral do Exército e outra do Conselho de Ministros, indicam que as Forças Armadas frustraram uma tentativa de golpe de Estado, na madrugada desta terça-feira. 

Na declaração do Exército, foi citado o brigadeiro Al-Taher Abu Haja, conselheiro para imprensa do comandante-em-chefe as Forças Armadas do Sudão, pela Agência de Notícias Sudanesa (SUNA), como tendo confirmado o facto e garantido que a situação, neste preciso momento, está inteiramente sob o controlo em Cartum

O atual Governo, formado por elementos civis e militares, assumiu o poder a 5 de dezembro corrente, depois de uma revolta popular ter posto fim à ditadura militar do Presidente Omar al-Bashir, em 2019.

Ele ajudou a acabar com o isolamento do Sudão face à comunidade internacional e tirou o seu nome da lista negra de países que apoiam o terrorismo internacional, estabelecida pelo Governo dos Estados Unidos.

Mas para obter acesso a fontes de financiamento e se livrar do fardo de mais de 60 biliões de dólares americanos de dívida externa, o Governo sudanês adotou medidas económicas precipitadas, incluindo o levantamento de subvenção do preço do pão e do combustível, permitindo ao mercado decidir do valor da moeda nacional, a libra sudanesa.

Estas políticas fizeram aumentar os preços de bens de primeira necessidade tendo a inflação atingido mais de 400 por cento.

E embora a rebelião militar e armada ativa tenha cessado, a violência comunitária, ameaças de greves e protestos ocuparam a cena política sudanesa, criando uma atmosfera em que prevalecem rumores de golpe de Estado.

Não é sem surpresa que Cartum acordou nesta terça-feira com a notícia do aborto de um golpe de Estado, o primeiro desde o fim dos 30 anos de regime militar De Al-Bashir.

Os militares e o Conselho de Ministros disseram que mais detalhes serão fornecidos quando os interrogadores tiverem concluído o seu trabalho com autores do golpe frustrado.

-0- PANA MO/MA/BAI/JSG/MAR/DD 21setembro2021