Tchad pede ajuda para repatriar refugiados sudaneses

Nova Iorque- ONU (PANA) – O Tchad pediu a ajuda -da comunidade internacional para repatriar os milhares de sudaneses refugiados em seu território devido aos combates na vizinha região de Darfur.
“O Tchad recebeu e cuidou dos refugiados.
O apoio internacional a longo prazo deve ser orientado para facilitar o seu regresso ao seu país de origem”, declarou o ministro Tchadiano dos Negócios Estrangeiros, Nagoum Yamassoum.
Dirigindo-se quarta-feira aos líderes mundiais reunidos na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, Yamassoum reafirmou igualmente que o seu país “jamais permitirá o uso do seu território por elementos subversivos”.
Por seu turno, Charles-Hervé Wénézoui, seu colega da República Centro-africana (RCA) que partilha fronteira com o Tchad e o Sudão, disse ter tomado nota das preocupações relativas à situação em Darfur.
Incentivou o governo sudanês e as diferentes partes em conflito a iniciarem um diálogo construtivo e pouparem o seu povo das sanções, que considerou como “um sofrimento suplementar inútil que o Conselho de Segurança ameaça impor ao Sudão”.
O seu homólogo da Mauritânia, Mohamed Vall Ould Bellal, referiu-se, por sua vez, à situação no Sara Ocidental, exprimindo o apoio do seu país aos esforços do Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, e da Missão de Manutenção da paz das Nações Unidas no local, para encontrar uma solução duradoura neste conflito.
Falando em nome de Timor-Leste, um novo Estado membro da ONU, José Ramos Horta, ministro dos Negócios Estrangeiros, retorquiu que o mesmo Conselho de Segurança “nunca discutiu o genocídio dos Khmers Vermelhos no Cambodia, nem reagiu à situação no Uganda de Idi Amin Dadá”.
Enquanto a ONU e o seu Secretário-Geral, em particular, foram criticados pelo seu presumível fracasso no Ruanda, Ramos Horta sublinhou ser muito fácil irresponsabilizar as Nações Unidas.
Na maioria dos casos passados relativos à suposta inacção da ONU, disse, os verdadeiros responsáveis são os poderes locais.

30 Setembro 2004 14:33:00




xhtml CSS