Agência Panafricana de Notícias

Tchad e Níger condenam golpe de Estado no Burkina Faso

Niamey, Níger (PANA) – Os Presidentes nigerino e tchadiano condenaram segunda-feira à noite, em Niamey, a interrupção do processo de transição no Burkina Faso e instaram os atores civis e militares a “demonstrar responsabilidade e compromisso com a democracia e o patriotismo”.

Num comunicado conjunto no termo duma visita de trabalho do Presidente tchadiano ao Níger, os dois estadistas saudaram, por outro lado, "a pronta reação" da União Africana (UA) através do Conselho de Paz e Segurança (CPS) e aprovaram o comunicado da 544ª sessão ordinária deste órgão.

Eles exprimiram o seu apoio ao presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o chefe de Estado senegalês Macky Sall, e ao Presidente beninense, Boni Yayi, nos seus esforços visando uma resolução rápida da crise e o prosseguimento da transição, para que sejam organizadas, o mais rápido possível, as eleições gerais em conformidade com a Carta da Transição.

Eles renderam ainda homenagem aos Estados não africanos e às Nações Unidas, através do seu representante para a África Ocidental, que trabalham ativamente para a resolução da crise.

-0- PANA SA/TBM/FK/IZ 22set2015