Tchad convida rebeldes e governo sudaneses ao diálogo

Cartum- Sudão (PANA) -- Os mediadores tchadianos afirmaram ter intensificado esforços para reactivar as negociações de paz sobre a província oeste-sudanesa de Darfur, entre o governo e os rebeldes do Movimento para o Desenvolvimento e Reforma (DMDR).
A agência noticiosa estatal citou segunda-feira Hassan Bargo, um negociador chave do governo nas negociações de paz com o DMDR, como tendo anunciado que a próxima ronda de conversações seria convocada antes do fim de Março em N'Djamena.
As autoridades governamentais e o DMDR assinaram um acordo de cessar- fogo em Dezembro passado, no Tchad, e libertaram posteriormente todos os prisioneiros de guerra dos dois lados.
"As próximas negociações vão concentrar-se sobre as questões de segurança e políticas", notou a fonte, citando ainda Bargo que chegou sábado a Cartum proveniente de N'Djamena.
De acordo com a agência, Bargo conversou sobre a conclusão do repatrimento voluntário dos refugiados das cidades fronteiriças do Tchad para as suas áreas de origem no Sudão e com o comité encarregue de implementar o protocolo assinado há dois meses com o DMDR.
Os rebeldes do Movimento de Libertação do Sudão (SLM) e o Movimento pela Justiça e Igualdade (JEM) lutam também contra as tropas governamentais em Darfur.

14 Março 2005 19:04:00




xhtml CSS