Taxa real de inflação de consumo na Tunísia é de 10 porcento, diz perito económico tunisino

Túnis, Tunísia (PANA) - A taxa real de inflação é de 10 porcento na Tunísia e o país não alcança  nenhum crescimento económico há sete anos, declarou no fim de semana  um perito económico tunisino.

Numa declaração à imprensa local na quinta-feira última em Túnis, Ezzedine Saidane revelou que a taxa de crescimento anunciado nos últimos anos no país está "errada".

Acrescentou que as taxas de crescimento publicados desde 2011 foram registados com base principalmente no aumento dos salários e no recrutamento de pessoal na Função Pública público.

Esta situação acarretou um aumento das despesas do Estado em 10 porcento por ano, daí o endividamento externo e interno, prosseguiu o perito, frisando que a crise notada na economia tunisina presentemente ultrapassou a do ano de 1986.

A taxa real de inflação da economia é de 10 porcento, se se excluírem produtos subvencionados não sujeitos à lei da oferta e da procura, disse Saidane, afirmando que o cidadão tunisino perdeu, nos últimos anos, mais de 25 porcento do seu poder de compra.

A taxa de inflação no consumidor atingiu 7,7 porcento em abril de 2018 contra os 7,6 porcento notados no mês anterior, anunciou o Instituto Nacional da Estatísticas (INS).

-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 11junho2018


11 Junho 2018 10:51:20


xhtml CSS