Taxa de vacinação contra poliomielite atinge 98,8% em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A campanha de vacinação contra a poliomielite em Cabo Verde realizada de 31 de outubro a 03 de novembro corrente traduziu-se na imunização de 52 mil e 63 das 52 mil 710 crianças com idades entre os zero e os 05 anos previstas, correspondente a uma taxa de cobertura de 98,8 %, soube a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.

De acordo com o balanço apresentado à imprensa, quarta-feira, pelo diretor nacional da Saúde, António Pedro Delgado, a campanha de vacinação contra a poliomielite foi um êxito, uma vez que foi ultrapassada a meta prevista inicialmente.

“Na realidade sete dos concelhos do país atingiram 100%, 9 ficaram entre 90 e 100% e apenas seis estiveram abaixo dos 90%”, precisou.

António Pedro Delegado revelou que ficaram por vacinar cerca de 647 crianças, das quais 608 menores de um ano e que serão vacinadas durante o processo normal antes de completarem o primeiro ano de vida.

Segundo ele, "o êxito foi completo”, uma vez que foi ultrapassada a meta desejada, que era de vacinar 95% das crianças contra a poliomielite, doença que está na origem da paralisia infantil.

Referindo-se às dificuldades enfrentadas na campanha de vacinação, António Pedro Delgado disse que "desta vez houve muito menos casos de resistência" em relação aos anos anteriores, sublinhando que os aspetos materiais e logísticos funcionaram sem problemas.

Na anterior campanha de vacinação contra a poliomielite, Cabo Verde alcançou uma taxa de êxito de 93%, o que leva as autoridades a concluírem que se está a reforçar a imunidade no arquipélago que fica deste modo cada vez mais próximo dos objetivos proposto, ou seja, a erradicação da poliomielite até 2018, no âmbito do programa regular de vacinação em sincronização com outros países da sub-região oeste-africana.

-0-  PANA  CS/TON  13novembro2014


13 نوفمبر 2014 15:54:12




xhtml CSS