Tanzânia lidera brigada especial da missão da ONU no Congo

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A brigada especial de cerca de dois mil soldados que será criada no seio da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Congo (MONUSCO) será liderada por um oficial tanzaniano, anunciou segunda-feira em Addis Abeba, na Etiópia, o representante especial da União Africana (UA) para a Região dos Grandes Lagos, Boubacar Diarra.

"A designação de um Tanzaniano na liderança da brigada foi objeto de um consenso entre os países da região. O outro ponto de consenso é a integração da brigada no seio da MONUSCO", declarou durante uma conferência de imprensa à margem da XX Cimeira da UA.

Diarra, que é cumulativamente o chefe do Gabinete da UA no Burundi, indicou que a brigada especial da MONUSCO apenas vai ocupar-se do movimento rebelde M23.

"Esta brigada especial que será formada por tropas enviadas pelos Estados da região, exceto o Burundi, o Uganda e o Rwanda, estará encarregue da luta não só contra o M23 mas igualmente contra os Maï-Maï, contra a Frente Democrática de Libertação do Rwanda (FDLR) e contra as outras forças negativas", precisou Diarra, antigo ministro maliano da Justiça.

A Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (GIRGL) decidiu enviar uma força neutra para o leste da República Democrática do Congo (RDC) para lutar contra os grupos armados, incluindo o M23.

Depois de negociações entre a UA e a CIRGLC, foi decidido o princípio de fazer desta força uma brigada especial da MONUSCO dotada de um mandato específico que lhe permite combater sem ter sido atacada.

Esta brigada será apoiada por aviões de supervisão sem piloto e não armados mas equipados de câmaras capazes de transmitir em tempo real ao comando da força os movimentos dos grupos armados no terreno.

A situação no leste da RDC voltou em várias ocasiões a debate na XX Cimeira Ordinária da UA que prossegue esta segunda-feira à noite em Addis Abeba sob o lema central "Pan-africanismo e Renascimento".

-0- PANA SEI/AAS/MAR/IZ 28jan2013

28 Janeiro 2013 19:31:50




xhtml CSS