Agência Panafricana de Notícias

Tanzânia acolhe chefes de diplomacia de África e nórdicos

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – A  Tanzânia prepara-se para acolher a reunião anual dos ministros dos Negócios Estrangeiros africanos e dos países nórdicos, de 7 a 8 de novembro, em Dar es Salaam, a capital económica do país.

Um responsável do Ministério tanzaniano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Leste-Africana confirmou quinta-feira que os convites para esta reunião foram transmitidos pelo ministro, Palamagamba Kabudi, aos seus homólogos africanos e nórdicos.

"Tudo está a postos para que a reunião decorra em Dar es Salaam, durante dois dias, a partir de 7 de novembro este ano”, sob o lema "Parceria para o Desenvolvimento Sustentável”, afirmou.

O encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países africanos e países nórdicos decorre uma vez anualmente e é organizado em alternância por um país africano e um país nórdico.

Esta reunião oferece um quadro para um diálogo aberto, informal sobre os assuntos de ordem internacional que interessam ao mesmo tempo à região nórdica e África.

O Fórum África-País Nórdicos, que foi criado em 2000, foi lançado como um fórum informal para o diálogo político e abrangia inicialmente 10 Estados africanos (Benin,  Botswana, Gana, Lesoto, Mali, Moçambique, Nigéria,  Senegal, Tanzânia e África do Sul) e  os países nórdicos  (Dinamaca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia).

-0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 01nov2019