Agência Panafricana de Notícias

TPI reafirma cooperação com RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - As relações entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Tribunal Penal Internacional (TPI) não se envenenaram porque o país não deteve o Presidente sudanês, Omar el-Béchir, durante a sua visita a Kinshasa para participar na XVII cimeira dos chefes de Estado e Governo do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), declarou quarta-feira à noite a procuradora do TPI, Fatou Bensouda .

"O Governo da RDC e o TPI continuam a trabalhar juntos para que esta situação não se repita. O nosso trabalho na RDC não terminou. Há muitas coisas por fazer e acho que é importante renovarmos o nosso compromisso, a nossa cooperação com o Governo", acrescentou Bensouda.

Ao evocar a situação no leste da RDC, ela afirmou que o TPI está a investigar sobre as violências cometidas nesta parte do país.

A procuradora do TPI , que se encontra desde quarta-feira em Kinshasa, para uma visita de 48 horas, avistou-se sucessivamente com o primeiro-ministro congolês, Augustin Matata Ponyo, os ministros dos Negócios Estrangeiros, Raymond Tshibanda, e da Justiça e Direitos Humanos, Wivine Mumba Matipa.

-0- PANA KON/AAS/IBA/FK/DD 14março2014