TPI divulga veredito de Jean Pierre Bemba

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Câmara Preliminar III do Tribunal Penal Internacional (TPI) vai pronunciar o seu veredito para o julgameto do chefe rebelde da República Democrática do Congo (RDC), Jean Pierre Bemba, a 21 de março em Haia, nos Países Baixos.

Bemba é acusado de crimes contra a humanidade (assassinatos e violações) e de três acusações de crimes de guerra (assassinatos, violações e pilhagens) cometidos durante o conflito na República Centroafricana (2002-2003).

Um comunicado do TPI transmitido à PANA em Nova Iorque lembra que o julgamento de Bemba, político, empresário e chefe rebelde na RDC, arrancou a 22 de novembro de 2010 no TPI e que a apresentação das provas sobre este caso foi terminada a 7 de abril de 2014.

Ele notou que a 2 de outubro de 2014, a pedido da defesa, a Câmara do TPI abriu a audição das provas com o objetivo de recolher testemunhos suplementares até 24 de outubro de 2014.

Ele revelou igualmente que os queixosos, a defesa e os conselheiros jurídicos das vítimas procederam às suas últimas audições a 12 e 13 de novembro de 2014.

O comunicado indica que a Câmara do TPI que deve pronunciar o veredito é composta pelos juízes Sylvia Steiner (Brasil), que garante a presidência, Joyce Aluoch (Quénia) e Kuniko Ozaki (Japão).

Ele iprecisou que o julgamento sumário será lido durante uma audiência pública pela presidente na presença do réu e dos seus advogados dirigido por Peter Haynes, da procuradora do TPI, Fatou Bensouda, e da representante legal das vítimas, Marie Edith Douzima- Lawson.

-0- PANA AA/VAO/ASA/IS/SOC/MAR/TON 15março2016

15 Março 2016 18:22:59




xhtml CSS