Suspenso Fórum sobre Reconciliação Nacional na RCA

Brazzaville, Congo (PANA) - As negociações de Brazzaville destinadas a encontrar uma solução à crise na República Centroafricana (RCA) foram suspensas terça-feira, anunciou um antigo ministro centroafricano, Jean Willybiro Sako, acusando a ex-coligação Séléka de estar na origem desta situação.

"Os representantes da ex-rebelião Séléka não estão presentes na retomada dos trabalhos do Fórum para a Reconciliação Nacional e Diálogo Político que arrancou nas vésperas na capital congolesa", declarou.

"Desde esta manhã esperamos a ex-coligação Séléka que é a primeira responsável desta crise e não podemos avançar nas negociações sem a sua presença", sublinhou Willybiro Sako, acrescentando que "quando se fala de cessação das hostilidades são eles que são no terreno com os anti-Balaka".

Na ausência da ex-coligação Séléka, os dois principais ateliers de negociações, o da cessação das hostilidades e o do desarmamento dos grupos armados, foram suspensos sessão desde a abertura.

Apenas a terceira comissão sobre a continuação do processo político retomou os seus trabalhos à porta fechada.

A mediação internacional da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) liderada pelo chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, pediu para manter a sua sessão com vista a fazer o balanço.

Segundo Willybiro Sako, a delegação da Séléka recebeu um projeto do acordo final da conferência que deve ser assinado quarta-feira.

Os delegados da Séléka que não deixaram o seu hotel estariam ainda a estudá-lo sem dar precisões sobre o contéudo do projeto.

O objetivo do Fórum sobre a Reconciliação Nacional na República Centroafricana é desembocar quarta-feira num engajamento das partes abrangidas para a cessação de qualquer violência e a assinatura dum acordo de cessação das hostilidades e de desarmamento dos grupos armados, premissas para um novo processo político.

Desde 2013, a República Centroafricana vive uma crise de segurança e humanitária.

-0- PANA MB/IS/IBA/MAR/TON  22julho2012

22 Julho 2014 18:13:39




xhtml CSS