Agência Panafricana de Notícias

Suspensão da UFC não afecta CENI no Togo, diz seu presidente

Lomé- Togo (PANA) -- As actividades da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) continuam normalmente, apesar da suspensão da participação dos membros da União das Forças de Mudança (UFC, oposição), assegurou o presidente da referida instituição, Issifou Taffa.
O bureau político da UFC decidiu a 11 de Fevereiro suspender a participação dos seus três representantes no seio da CENI para protestar contra a "gestão unilateral" desta instituição encarregue das eleições.
Durante um briefing, sexta-feira em Lomé, Taffa lamentou esta suspensão unilateral dos delegados da UFC e garantiu às populações que o processo eleitoral segue o seu curso normal.
O primeiro vice-presidente da UFC, Boèvi Patrick Lawson, indicou que este partido poderá retirar-se definitivamente do processo eleitoral, se seus protestos não forem tidos em conta.
Além da "gestão unilateral" da CENI, a UFC lamenta "a insuficiência da sensibilização das populações antes e durante a revisão das listas eleitorais, o prazo muito curto concedido para esta revisão, a utilização do material de censo defectuoso e inadaptados", a escolha sem concurso de um prestador de serviço incapaz e o alistamento de menores e estrangeiros nalgumas zonas".
A UFC lamenta igualmente que o problema do encaminhamento do boletim de voto não tenha solução.