Surto de gripe e sarampo abala Maurícias

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - Numerosos casos de gripe e de sarampo foram registados há uma semana nas ilhas Maurícias, até suscitar a preocupação das autoridades sanitárias maurícias.

Segundo o Ministério da Saúde, um total de quatro mil e 875 casos de infeções agudas das vias respiratórias foram registados na ilha esta semana contra quatro mil e 609 à semana passada.

"O vírus da gripe circula durante o ano e os três vírus AH1N1, AH3N2 e B já estão em circulação na ilha", indicou um médico do Estado, acrescentando que mais de 90 mil pessoas foram vacinadas desde as quatro últimas semanas.

Os que estão no grupo de riscos, designadamente as mulheres grávidas, as crianças, as pessoas idosas e as que sofrem de doenças não transmissíveis são encorajadas a vacinar-se  contra a gripe, o que é feito gratuitamente em todos os hospitais da ilha.

Além disso, dois a quatro casos de sarampo são registados diariamente nos centros de saúde da ilha há uma semana, elevando para 27 o número de casos registados até hoje.

Segundo o Ministério da Saúde, não houve casos desta doença na ilha há mais duma década, e várias medidas foram tomadas pelas autoridades sanitárias maurícias para a sua contenção.

Uma dezena de escolas são visitadas todos os dias para confirmar que os alunos foram  vacinados contra o sarampo, e que os que não o foram sejam vacinados no local.

-0- PANA NA/JSG/IBA/MAR/IZ 17maio2018

17 may 2018 19:30:08


xhtml CSS