Agência Panafricana de Notícias

Suíço-congolês Veron Mosengo-Omba novo secretário-geral da CAF

Dakar, Senegal (PANA) - O Suíço-congolês Veron Mosengo-Omba foi designado sábado secretário-geral da Confederação Africana de Futebol (CAF), em substituição do Marroquino, Abdelmounaim Bah, que ocupava a função interinamente.

A decisão saiu da primeira reunião, em Rabat (Marrocos), do Comité Executivo da instância récem-eleita, sob a presidência de Patrice Motsepe (África do Sul), novo responsável  do futebol continental.

Mosengo-Omba é tido como  próximo do presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, com quem trabalhou na UEFA, antes de colaborar com ele na instância reitora do futebol internacional como diretor da Divisão “Associações Membros”.

É um homem com experiência rica em assuntos do futebol internacional e africano em particular, mas também é suspeito por muitos observadores de impor os pontos de vista  do presidente da FIFA sobre a CAF.

Por outro lado, os dois antigos candidatos à presidência da instância que se retiraram a favor de Motsepe foram eleitos primeiro vice-presidente (Augustin Senghor do Senegal) e segundo vice-presidente (Ahmed Yahya da Mauritânia).
 

A terceira vice-presidência ficou com Suleiman Waberi do Djibuti, a quarta com Seidou Mbombo Njoya dos Camarões e a quinta com a Comoriana Kanizat Ibrahim.

-0- PANA BKN/IS/FK/IZ 14março2021