Suécia promete ajuda de 385 mil dólares a Moçambique

Maputo- Moçambique (PANA) -- A Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (ASDI) prometeu uma ajuda financeira de 385 mil dólares americanos ao Ministério moçambicano da Ciência e Tecnologia.
A Agência Moçambicana de Notícias (AIM) informou terça-feira que esta promessa foi feita ao ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, durante a sua recente visita à Suécia onde se encontrou com representantes da ASDI e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
As duas instituições prometeram igualmente ao responsável moçambicano patrocinar a contratação de um consultor para aujdar a avaliar os progressos do sector de ciências em Moçambique e elaborar um plano para o futuro.
Durante a sua visita, Massingue reuniu-se igualmente com oficiais do Fundo Internacional para as Ciências (IFS) que lhe asseguraram a deslocação de uma delegação desta instituição a Moçambique antes do fim deste ano para um semináro visando identificar os domínios de cooperação entre o IFS e o governo moçambicano.
O IFS deverá, por outro lado, organizar este ano em Moçambique um curso sobre a maneira de redigir propostas de anteprojectos de pesquisa no domínio da gestão científica e técnica.
Massingue deslocou-se à Suécia para participar num seminário internacional organizado pela Academia Sueca de Ciências, em parceria com a ASDI e com a UNESCO.
O encontro defendeu a necessidade de os países em via de desenvolvimento, sobretudo no continente africano e na América Latina reforçarem a promoção das ciências básicas na escola.
Esta reunião convidou igualmente estes países a elaborar políticas de desenvolvimento baseadas no conhecimnento científico, através da utilização do seu potencial intelectual", noticiou a AIM.

22 Junho 2005 12:26:00


xhtml CSS