Agência Panafricana de Notícias

Sudão reafirma neutralidade na crise sul-sudanesa

Cartum, Sudão (PANA) – O Sudão reafirmou a sua neutralidade na crise que opõe o Governo sul-sudanês aos rebeldes do antigo Vice-Presidente, Riek Machar.

Segundo o relator do Sudão no Mecanismo Conjunto de Política e Segurança dos dois países, Al-Muez Farouq, a posição de Cartum continua a ser de neutralidade entre as duas partes em conflito.

Fraouq, citado pela Agência Sudanesa de Notícias (SUNA), indicou que a última visita do Presidente Omar Al-Bashir a Juba (capital sul-sudanesa), em janeiro de 2014, demonstra que o Sudão apoia a legitimidade do Governo eleito neste país e nenhuma parte nesta crise.

Segundo ele, o Sudão já reiterou um apelo de algumas « potências ocidentais », cujos nomes não foram citados, para uma intervenção direta a fim de pôr termo a este conflito, insistindo no facto de que um tal esforço deverá ser feito pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).

Ele rejeitou a ideia segundo a qual a visita ao Sudão duma delegação da fação rebelde de Machar seria uma violação do acordo de cooperação entre o Sudão e o Sudão do Sul, defendendo que esta visita foi organizada pelo medianeiro da IGAD.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 13junho2014