Agência Panafricana de Notícias

Sudão protesta contra posição de Estados Unidos sobre referendo em Darfur

Cartum, Sudão (PANA) – O Sudão protestou terça-feira contra a posição dos Estados Unidos sobre um referendo de Darfur, no oeste sudanês, anunciou no mesmo dia a Televisão Sudanesa.

O Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros convocou, terça-feira, encarregado de negócios dos Estados Unidos interino em Cartum, para lhe entregar "o protesto vigoroso do Sudão contra um comunicado do Departamento de Estado americano sobre o referendo em Darfur, segundo o qual este evento ocorre num momento inoportuno".

Segundo a Televisão Sudanesa, o vice-ministro sudanês para os Negócios Estrangeiros, Abdel Ghani Naim, afirmou ao diplomata americano que « o momento escolhido para divulgar o comunicado e o seu conteúdo são contrários aos esforços envidados para a paz..

Naim recordou-lhe que o comunicado americano acontece depois da assinatura pelo Sudão dum acordo sobre o roteiro de paz, saudado pela administração americana.

O governante indicou que "o referendo é um instrumento moderno para os povos e que lhes permite escolherem, contrariamente ao fuzil como meio de realizar estes objetivos”.

-0- PANA AD/IN/IS/MAR/DD 12abril2016