Agência Panafricana de Notícias

Sudão encerra fronteiras com Sudão do Sul, Tchad e Líbia

Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão anunciou o encerramento das suas fronteiras com o Sudão do Sul, o Tchad e a Líbia para "lutar contra o tráfigo de armas entre estes três países".

O anúncio foi feito pelo Vice-Presidente sudanês, Hasbou Mohamed Abrerrahmane, durante um comício organizado recentemente por estudantes em Cartum.

Abrerahmane afirmou na ocasião que "encerramos as nossas fronteiras com a Líbia, o Tchad e o Sudão do Sul para lutar contra o tráfico de armas e veículos todo terreno".

"Ultimamente, mais de 60 mil veículos todo terreno entraram no Sudão através do tráfico ilícito
a partir da Líbia, do Tchad e do Sudão do Sul", deplorou o responsável, acrescentando que "estes veículos foram utilizados em crimes de sangue, branqueamento de dinheiro e vendas de drogas".

"A Interpol (Polícia Internacional) instou recentemente o Sudão a identificar os veículos roubados para lhe permitir identificar redes criminosas implicadas nestes atos", referiu-se o Vice-Presidente sudanês.

O Governo sudanês anunciou, a 7 de agosto último, o lançamento duma campanha de recuperação de armas e de confisco de veículos não matriculados na região de Darfur, no oeste do Sudão, onde impera uma guerra civil desde 2003, indica-se

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 08set2017