Sudão desempenha papel de medianeiro para paz na RCA

Cartum, Sudão (PANA) – As fações em guerra na República Centroafricana (RCA) e o Governo acordaram reunir-se, em Cartum, sob a mediação do Presidente sudanês, Omar al-Bashir, a fim de pôr termo ao conflito no seu país.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cartum, a capital sudanesa, acolherá em meados de novembro próximo as negociações entre as fações em conflito na RCA.

A rádio estatal Omdurman anunciou esta quarta-feira que o chefe da diplomacia sudanesa, Dirdiri Mohamed Ahmed, que se deslocou recentemente em visita à RCA e ao Tchad, indicou que o Presidente centroafricano, Faustin-Archange Touadéra, aceitou que Cartum albergue as negociações de paz do seu Governo com as fações rivais armadas, Seleka e Anti-balaka.

O comunicado acrescenta que o Presidente tchadiano, Idriss Deby Itno, está igualmente de acordo para participar na sessão de abertura das negociações.

Segundo a mesma nota, o Governo sudanês convidará os líderes dos países da África Central para a sessão de abertura.

Lembre-se que Bashir serviu recentemente de medianeiro entre as fações em conflito no Sudão do Sul e o Presidente Salva Kiir Mayardit, a fim de pôr termo a cinco anos de combates violentos que eclodiram após a secessão do Sudão do Sul, em 2011, para se tornar num país independente.

O Presidente Bashir enviou igualmente emissários ao Quénia e ao Uganda para obter o apoio  à sua iniciativa, da mesma maneira como agiu com a iniciativa no Sudão do Sul.

-0- PANA MO/MA/NFB/JSG/FK/IZ 17out2018

17 Outubro 2018 16:52:26




xhtml CSS