Agência Panafricana de Notícias

Sudão condiciona normalização de relações com Estados Unidos

Cartum, Sudão (PANA) - A normalização das relações entre o Sudão e os Estados Unidos só poderá efetivar-se se estes últimos suprimirem o primeiro da sua lista dos países apoiantes do terrorismo e levantarem sanções económicas e apagarem as dívidas contraídas pelo Sudão.

Estas declarações foram feitas quarta-feira à imprensa pelo ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Ibrahim Ghandour, quando deixava Cartum para Moscovo, a capital rússia.

Ghandour declarou que as relações entre o Sudão e os Estados Unidos devem basear-se no respeito mútuo, no facto de que os Estados Unidos são uma potência importante no mundo e que o Sudão é um poder importante na região da África Oriental.

O chefe da diplomacia sudanesa disse desejar encontrar-se com o seu homólogo dos Estados Unidos, John Kerry, em Washington ou em Nova Iorque (ambas cidades americanas), para discussões sobre as relações entre os dois países.

Ele participará na Assembleia Geral da Organização das Nações unidas (ONU), marcada para 19 de setembro corrente, em representação do Presidente sudanês, Omar el-Béchir, que, segundo a embaixada do Sudão em Nova Iorque, sede da ONU, devia discursar neste encontro.

Foi inicialmente anunciado, em Cartum, que o Governo sudanês tomaria disposições para o visto e a autorização de rota de voo para el-Bechir e membros da sua delegação mas esta alteração foi feita sem anúncio nem explicação.

-0- PANA MO/VAO/MTA/BEH/IBA/MAR/DD 10set2015