Sudão cauteloso sobre helicópteros da ONU em Darfur

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Apesar de ter aceite a assistência proposta pelas Nações Unidas para a missão de paz na conturbada região de Darfur, no oeste do país, o Sudão mostrou-se preocupado com a componente deste pacote em helicópteros, indica a Comissão da União Africana (UA) numa nota divulgada quarta-feira em Addis Abeba.
Consultas técnicas de alto nível que envolveram segunda-feira a UA, a ONU e o Governo sudanês levaram à conclusão de um acordo sobre o Pacote de Assistência para a actual operação africana de manutenção da paz no Sudão.
Porém, no fim das negociações, a delegação sudanesa manifestou reservas e pediu mais consultas sobre alguns aspectos do pacote.
Depois de informado pelo Comissário da Paz e Segurança, Said Djinnit, o Conselho de Paz e Segurança da UA explicou que a questão em causa estava relacionada com a Unidade Táctica de Helicópteros inclusa no Pacote.
"O Conselho aguarda uma resposta positiva e rápida do Governo sudanês a fim de poder implementar, a sério, o Pacote de Assistência e reforçar a AMIS (Missão da UA no Sudão)", acrescentou o comunicado.

11 Abril 2007 18:32:00




xhtml CSS