Agência Panafricana de Notícias

Sudão autoriza passagem das exportações de petróleo sul-sudanês

Cartum, Sudão (PANA) - O Governo sudanês autorizou as firmas internacionais que bombeiam e canalizam o petróleo bruto do Sudão do Sul através do Sudão a continuarem as suas operações, segundo o jornal Al-Khartoum.

O Governo sudanês suspendeu assim as suas ameaças de bloquear, a partir desta sexta-feira, o encaminhamento do petróleo do Sudão do Sul através do seu território.

Segundo o Al-Khartoum, o ministro sudanês do Petróleo, Awad Ahmed al-Jazz, reuniu-se quinta-feira com representantes destas multinacionais para lhes entregar crendenciais oficiais que os autorizam a continuar as suas atividades de bombagem do petróleo do Sudão do Sul através dos gasodutos sudaneses até aos portos do Mar Vermelho para a sua exportação.

Explicou que esta decisão foi tomada por ordens do Presidente sudanês, Omar al-Bashir, depois de uma reunião esta semana com o seu homólogo do Sudão do Sul, Salva Kiir Mavardit.

Os dois países dependem fortemente das exportações de petróleo donde tiram o essencial dos seus rendimentos

Segundo o vice-governador do Banco Central do Sudão, Bard al-Dinn Mahmoud, a cessação da exportação do petróleo do Sudão do Sul provocou uma perda de 20 biliões de dólares americanos, dos quais cinco biliões destinados ao norte, 11 biliões ao sul e quatro biliões às empresas petrolíferas envolvidas.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/IBA/MAR/DD 06set2013