Sudão assina acordo da UA sobre desenvolvimento da agricultura

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – Dez anos depois de os dirigentes da União Africana (UA) terem adotado o Programa Detalhado para o Desenvolvimento da Agricultura Africana (PDDAA), o Sudão acrescentou a sua assinatura a este acordo, tornando-se assim o 32º país a ratificar o instrumento.

A Comissão da UA revelou quarta-feira que o ministro sudanês da Agricultura e Irrigação, Abdelhaleem Ismail Al-Mutaafi, assinou o documento terça-feira na sede da UA em Addis Abeba, na Etiópia.

O comissário da União Africana para a Economia Rural e Agricultura, Tumusiime Rhoda Peace, presidiu à cerimónia de assinatura.

O PDDAA define as áreas prioritárias de um país para os investimentos no setor da agricultura, como acertado pelas partes envolvidas, para satisfazer as prioridades nacionais.

Al-Mutaafi reafirmou o compromisso do Sudão na implementação do PDDAA e comprometeu-se a mobilizar mais as partes envolvidas para apoiar o processo.

Para o Sudão, o CAADP tem em conta o Programa de Revitalização da Agricultura (ARP) e o Programa de Recuperação Económica 2012-2014 do país.

Segundo a UA, o Sudão tem o potencial de se tornar um dos principais pilares para realizar o sonho africano, colocando o PDDAA num outro nível, ascedendo à visão de tornar África autossuficiente e fazendo dela uma exportadora de produtos agrícolas e de produtos agrícolas transformados para o resto do mundo.

-0- PANA AR/SEG/AKA/TBM/IBA/CJB/TON  31jul2013

31 Julho 2013 20:57:05


xhtml CSS