Agência Panafricana de Notícias

Sudão acusa Secretário-Geral da ONU de enganar Conselho de Segurança sobre Darfur

Túnis, Tunísia (PANA) – O Sudão acusou por intermédio do seu representante adjunto permanente junto das Nações Unidas, Hassan Hamed Hassan, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, de enganar os membros do Conselho de Segurança sobre os acontecimentos violentos ocorridos em Darfur em maio ultimo.

Hassan Hamed Hassan, citado pela imprensa sudanesa esta quinta-feira, afirmou no Conselho de Segurança que o último relatório do Secretário-Geral da ONU sobre os atos de violência em Darfur deformou a realidade e enganou os membros do Conselho de Segurança. “Certas informações deste relatório são totalmente falsas », disse.

O diplomata sudanês reagia à intervenção do Secretário-Geral adjunto da ONU, Edmond Mulet, afirmando que este « tentou através do seu relatório lido no Conselho de Segurança mostrar a situação em Darfur com muitas confusões sobre a verdade, o que está suscetível de enganar os membros do Conselho ».

O embaixador sudanês na ONU reconheceu que a violência tribal é preocupante em Darfur, mas insistiu que esta situação sempre prevaleceu na zona, bem como a circulação de armas que data de muito tempo.

-0- PANA AD/IN/IS/FK/TON 11junho2015