Agência Panafricana de Notícias

Sudão acolhe reunião de países vizinhos da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Uma reunião dos países vizinhos da Libia realizar-se-á na primeira semana de dezembro próximo em Cartum, a capital do Sudão, declarou terça-feira no Cairo (Egito) o ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Ali Karti.

Consultas preliminares vão decorrer antes do encontro propriamente dito para "fazer evoluir a situação na Líbia", declarou terça-feira Karti após se ter avistado com o seu homólogo egípcio, Sameh Choukri, na capital egípcia aonde chegou proveniente da Líbia, noticiou a imprensa líbia.

Por sua vez, o chefe da diplomacia egípcia afirmou que "todas as partes líbias, incluindo grupos armados, aceitaram a ideia de diálogo".

Sublinhou que não existe nenhuma iniciativa na mesa para resolver a crise na Líbia, exceto a dos países vizinhos da Líbia.

Os dois diplomatas discutiram sobre o restabelecimento da segurança e da estabilidade bem como a preservação da unidade do território líbio bem como a sua integridade territorial, declarou o porta-voz do Ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros, Bader Abel Atti.

Realçou a importância da ativação da iniciativa dos países da vizinhança geográfica da Líbia, aprovada durante uma reunião no Cairo, a 25 de agosto último, ao nível dos ministros dos Negócios Estrangeiros.

Ali Karti efetuou uma visita de 48 horas à Líbia a partir de segunda-feira última durante a qual se reuniu com os protagonistas da crise líbia.

Afirmou que o Sudão trabalha em coordenação com os países vizinhos com vista a um diálogo nacional que envolva todas as partes em causa na Líbia.

Expressou a preocupação do seu país em ver o povo líbio gozar da estabilidade e da paz e "não dar oportunidade a uma intervenção militar estrangeira na Líbia".

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 12nov2014