Agência Panafricana de Notícias

Sudão acolhe reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros de países vizinhos da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A quinta reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países vizinhos da Líbia, destinada a refletir sobre uma solução de resolução da crise que abala há vários meses este país da África do Norte realizar-se-á no Sudão a 4 de dezembro próximo, indica uma fonte diplomática.

O chefe da diplomacia sudanesa, Ali Karti, disse, num comunicado, acreditar que esta reunião será « uma outra etapa com vista a contribuir para garantir a segurança e a estabilidade na Líbia irmã ».

Segundo o comunicado, os convites foram enviados aos países vizinhos da Líbia, ao Secretário-Geral da Liga Árabe (LA), Nabil al-Arabi, bem como aos enviados da LA e da União Africana (UA) na Líbia, Nasser al-Koudwa e Deleita Mohamed Deleita, respetivamente.

O Egito acolheu a 25 de agosto último a quarta reunião ministerial dos países vizinhos da Líbia, que aprovou uma iniciativa visando particularmente restaurar o papel do Estado líbio e a cessação de qualquer ação armada no seu território conturbado desde a destituição, em agosto de 2011, do então regime do finado coronel Muamar Kadafi após 42anos de poder absoluto.

A iniciativa baseia-se, segundo o Egito, no respeito pela soberania líbia, na rejeição de qualquer intervenção estrangeira, na cessação imediata de qualquer ação armada, no reconhecimendo do Parlamento eleito 25 de junho último e na renúncia de todas as milícias a pegar em armas e praticar da violência e no compromisso de lançar um diálogo nacional.

A Líbia vive um recrudescimento da violência. O Exército líbio e as forças leais a um general aposentado, Khalifa Haftar, continuam a combater milícias armadas islamitas em diferentes partes da cidade de Benghazi (nordeste) para retomar o seu controlo.

O ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Ali Karti, visitou a Líbia há alguns dias à frente duma delegação governamental para tentar uma mediação entre as partes em conflito neste país a fim de as reconciliar.

Karti declarou que os diferentes protagonistas líbios exprimiram a sua disponibilidade para aderir ao diálogo para o qual o Pesidente sudanês, Omar El-Bashir, os convidou.

-0- PANA BY/JSG/IBA/FK/DD 15nov2014