Agência Panafricana de Notícias

Sudaneses feridos em combates no Sudão do Sul evacuados para Juba

Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão confirmou terça-feira que cinco cidadãos seus feridos nos combates entre forças governamentais e grupos dissidentes do Sudão do Sul foram evacuados para Juba, capital sul-sudanesa.

Um responsável do Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros disse que não havia precisões imediatas sobre o número específico de pessoas mortas na semana passada.

O embaixador Abdul Aziz Hassan Salih declarou à agência sudanesa de notícias (SUNA) que o seu Governo está atualmente em contacto com a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul para obter o número exato de mortos e feridos nos combates de Bentiu e outras cidades ricas em petróleo no noroeste do Sudão do Sul.

Salih, chefe do Serviço Consular e Assuntos dos Expatriados, lançou um apelo às partes beligerantes do Sudão do Sul para que se abstenham de visar civis e pediu a abertura de corredores de segurança com vista à evacuação dos feridos.

A imprensa sudanesa anunciou terça-feira que centenas de Sudaneses, principalmente os originários da região de Darfur, que ficaram após a independência do Sudão do Sul para trabalhar como comerciantes, foram mortos nos combates em Bentiu entre as forças leais a Rieck Machar, antigo Vice-Presidente, e as forças leais a Salva Kiir, o Presidente do Sudão do Sul.

-0- PANA MO/VAO/AKA/BEH/IBA/MAR/IZ 23abril2014