Sub-Secretária-Geral da ONU visita refugiados centroafricanos no Tchad

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Sub-Secretária-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Assuntos Humanitários, Valerie Amos, visitou terça-feira refugiados centroafricanos num sítio de trânsito em Gaoui, perto de N'Djamena, capital tchadiana, indica um comunicado onusino transmitido à PANA em Nova Iorque.

Neste local, os refugiados, na sua maioria mulheres e crianças, que fogem da República Centroafricana (RCA) devido à violência, recebem alimentos, vacinas e outras formas de apoio de agências da ONU e de seus parceiros.

Segundo o Escritório da ONU para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA), mais de 100 mil pessoas deslocadas por este conflito, cujos contornos são cada vez mais setários na RCA, estão presentes no Tchad e necessitam com urgência de abrigos e de alimentos.

O comunicado revela que a visita de Amos, cuja duração não foi revelada, foi concebida para chamar a atenção sobre a situação humanitária no Tchad, a insegurança alimentar e a desnutrição crónica, bem como o impacto da crise na vizinha RCA.

No quadro da sua estada no Tchad, Amos vai discutir com autoridades competentes sobre como apoiar uma abordagem baseada na resiliência e lutar contra a desnutrição crónica e a insegurança alimentar no Sahel.

Reunir-se-á igualmente com o Presidente do Tchad, Idriss Déby Itno, com outros responsáveis governamentais, bem como com representantes da ONU, incluindo o coordenador residente humanitário das Nações Unidas, Thomas Gurtner, e de Organizações Não Governamentais (ONG).

-0- PANA AA/MA/AKA/TBM/SOC/MAR/DD 07maio2014

07 Maio 2014 11:38:05




xhtml CSS