Somália reforça medidas de segurança para presidenciais

Mogadíscio, Somália (PANA) – Medidas de segurança draconianas foram instauradas em Mogadíscio, capital da Somália, em previsão às eleições presidenciais desta quarta-feira, marcadas pela proibição do trânsito nas principais avenidas e ruas adjacentes.

Segundo a Agência Somalí de Notícias, o governador da localidade de « Bendar » apelou aos cidadãos para demonstrarem cada vez mais paciência durante o período determinado para a realização das eleições presidenciais, indicando ao mesmo tempo que os casos excecionais ligados a problemas de saúde serão atendidos para permitir a passagem de cortejos especiais.

O candidato às eleições presidenciais Abdelrahmane Folori anunciou, terça-feira à tarde, a sua retirada da corrida presidencial na Somália.

Ele fez este anúncio durante uma conferência de imprensa realizada em Mogadíscio, durante a qual apelou aos membros do Parlamento somalí para votarem nos « portadores de mudança », elegendo novos líderes à frente da República.

Foroli é o segundo candidato que decidiu retirar-se das eleições presidenciais na sequência  da desistência do engenheiro Abdallah Ali Hassan, que anunciou antes a sua retirada.

Com esta última retirada, ficam em liça 22 candidatos dos quais o Presidente cessante, Hassan Sheikh Mahmoud,  o primeiro-ministro Omar Abderrached, o ativista político Djibril Ibrahim Abdallah e o ex-Presidente somalí, Shérif Shekh Ahmed.

Deputados somalís prevêem que os resultados das eleições presidenciais sejam marcados pela vitória dum novo rosto, afirmando que o ativista político Djibril Ibrahim Abdallah é o favorito seguido do ex-Presidente Shérif Shekh Ahmed que poderão qualificar-se para a segunda volta do escreutínio.

Segundo a imprensa somalí, Djibril Ibrahim Abdallah realizou a melhor campanha em Mogadíscio e em várias localidades do país sem contar as suas sólidas relações com componentes da sociedade somalí.

Caberá aos 275 deputados e 72 senadores do novo Paralemto designar o  novo Presidente  somalí num escrutínio indireto.

-0- PANA AD/IN/IS/FK/IZ  8fev2017

08 Fevereiro 2017 07:24:24




xhtml CSS