Agência Panafricana de Notícias

Soldados da paz da ONU/UA em Darfur atacados por desconhecidos

Nairobi, Quénia (PANA) - A Missão conjunta da Organização das Nações Unidas e União Africana em Darfur (MINUAD) revelou que as suas forças de paz foram objeto de dois ataques separados quarta-feira durante uma patrulha, por homens armados não identificados.

Segundo um comunicado de imprensa emitido pela ONU, o primeiro ataque ocorreu na área de Burumburum, a cerca de 11 quilómetros a nordeste de Khor Abeche, sul de Darfur, onde dois dos atacantes foram mortos no tiroteio.

A nota precisa entretanto que não houve feridos entre as forças da paz nem danos à propriedade da missão.

Este é o segundo ataque contra a MINUAD na mesma área, segundo o porta-voz do Secretário-Geral da ONU, que falava a jornalistas numa sessão de informação na sede da organização.

O representante especial interino da MINUAD, Abiodun Oluremi Bashua, felicitou os soldados da paz pela sua "resposta robusta" aos ataques, e apelou ao Governo do Sudão para investigar rapidamente sobre o incidente e levar os culpados à Justiça.

Também na quarta-feira, uma outra patrulha da MINUAD foi atacada perto do ponto de água por um grupo de indivíduos não identificados, cerca de cinco quilómetros a sudoeste do sítio da missão em Habill, na província ocidental sudanesa de Darfur.

As forças da paz não sofreram nenhum ferido, mas os atacantes levaram consigo um carro-cisterna e um veículo.

-0- PANA DJ/VAO/MTA/DIM/IZ 08jan2015