Agência Panafricana de Notícias

Soldado tchadiano da Missão da ONU no Mali morto por engenho explosivo

Bamako, Mali (PANA) – Um soldado tchadiano da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUMA) morreu e quatro outros ficaram feridos gravemente quando o seu veículo acionou um engenho explosivo próximo de Aguelhok, a 30 quilómetros de Kidal (extremo-norte do Mali).

Os soldados tchadianos efetuavam uma patrulha para garantir a segurança nesta zona minada de engenhos explosivos dissimulados pelos jihadistas quando ocuparam durante 10 meses as três províncias do norte do Mali antes de serem expulsos pelas forças francesas “Serval” e pelas tropas africanas e malianas.

A 2 de setembro último, quatro soldados tchadianos morreram e quatro outros ficaram feridos no mesmo local e da mesma maneira.

O contingente tchadiano, que contribuiu largamente para expulsar os jihadistas, nomeadamente em Kidal, registou várias dezenas de mortos no Mali no quadro do restabelecimento da paz e da segurança no norte do país.

Domingo último, o Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, condenou este ato "odioso" e endereçou as suas condolências ao povo tchadiano, à MINUSMA e à família do malogrado.

Por seu lado, o chefe da MINUSMA, Albert Koenders, disse que “estes ataques contra as Nações Unidas constituem crimes de guerra cujos autores deverão responder em tribunal", acrescentando que "as Nações Unidas não se deixarão intimidar enquanto elas defendem os civis e a integridade territorial do Mali”.

-0- PANA GT/IS/IBA/FK/TON 15set2014