Sociedade civil ivoiriense propõe reorganização de eleições presidenciais

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – Organizações da sociedade civil ivoiriense propuseram a reorganização das eleições presidenciais para pôr termo à crise política que abala o país desde a proclamação controversa da vitória dos dois candidatos, Laurent Gbagbo e Alassane Ouattara, na segunda volta do escrutínio a 28 de Novembro passado.

Um grupo de 64 organizações da sociedade civil, que realizaram quarta e quinta-feiras a sua convenção geral extraordinária, preconizou a continuação das negociações até o fim deste mês de Janeiro para sair do impasse político pós-eleitoral.

Mas, elas sugeriram que, em caso de fracasso destas negociações, as eleições presidenciais devem ser reorganizadas, ao assegurar-se primeiro das condições de melhor segurança e de total transparência das operações.

Elas propuseram igualmente a reconstituição da Comissão Eleitoral Independente (CEI) e a sua administração pela sociedade civil, a remodelação parcial do Conselho Constitucional para reforçar a sua credibilidade e a sua imparcialidade, o desarmamento total dos que detêm ilegalmente armas na Côte d'Ivoire e a reunificação efetiva do Exército.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/TON 7Jan2011

07 Janeiro 2011 11:47:13




xhtml CSS