Agência Panafricana de Notícias

Sindicatos de imprensa na Tunísia determinados a lutar contra corrupção no setor

Túnis, Tunísia (PANA) - A União Nacional de Jornalistas Tunisina (SNJT) e a União Geral de Informação (afiliada à UGTT) estão determinadas a combater a corrupção no setor da imprensa e garantir a transparência do financiamento de instituições audiovisuais.

Numa declaração conjunta emitida, segunda-feira última, na sequência duma reunião, os dois sindicatos disseram estar determinados a lutar contra o branqueamento de capitais e a interferência a máfia do terrorismo e o contrabando no setor.

Ambos condenaram e rejeitaram fortemente as campanhas de difamação contra si, afirmando que estas não os impedirão de continuar o processo de reforma do setor e defender o direito dos cidadãos a uma informação leal, livre e pluralista.

Na reunião, eles decidiram criar uma comissão conjunta para acelerar o processamento de casos de corrupção no setor e uma segunda comissão técnica para examinar todos os projetos de lei para o setor.

Os sindicatos apelaram ao Governo para retirar o projeto de lei sobre um fórum permanente do setor audiovisual e um outro para repreender abusos policiais que, a seu ver, constituem uma verdadeira ameaça à liberdade de informação e de expressão.

Finalmente,eles sublinharam a necessidade de revelar fontes de financiamento para todas as empresas privadas e dados sobre transferências em divisas.

-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 21fev2018