Agência Panafricana de Notícias

Sindicatos burkinabes denunciam "ameaças de morte" contra sindicalista

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A Coligação Nacional de Luta cotnra Carestia da Vida (CCVC) , principal agrupamento das organizações sindicais do Burkina Faso, advertiu, quarta-feira, os autores “das ameaças de morte” proferidas contra o secretário-geral duma associação sindical.

Esta advertência dos sindicatos surge na sequência dum comunicado da Organização Nacional dos Sindicatos Livres do Burkina (ONSL), dando conta de « ameaças de morte » proferidas por um cidadão identificado por Amédé Ignace Berewoudougou contra o seu secretário-geral, Paul Kaobré, num contencisoso provocado por uma transação imobiliária.

Num comunicado transmitido à PANA, a CCVC indica que « no Burkina Faso de hoje, a injúria e as ameaças de morte não devem continuar a resolver os litígios quaisquer que sejam ».

Os sindicatos acrescentaram está ultrapassado "o tempo de apoiar-se em gurus para ameaçar e matar à vontade com impunidade".

A CCVC adverte o autor das ameaças e qualquer pessoa que agir por sua instrução ao agredir verbal ou fisicamente Kaboré, e apela « com insistência » às autoridades encarregues da segurança para tomar todas as disposições para garantir a sua segurança.

-0- PANA NDT/IS/FK/IZ 20ago2015