Série de reuniões das instâncias dirigentes do CRAT em Rabat

Rabat- Marrocos (PANA) -- O conselho de ministros e o comité executivo do Centro Regional Africano de Tecnologia (CRAT) vão organizar as suas reuniões, de seis a 10 de Outubro em Rabat, soube-se quarta-feira de fonte oficial marroquina.
Segundo um comunicado do Ministério marroquino do Ensino Superior, da Formação de Quadros e Pesquisa Científica, o comité executivo do CRAT vai realizar a sua 16ª reunião ordinária, enquanto o conselho de ministros estará na sua 9ª sessão ordinária.
A sessão de abertura da 9ª sessão ordinária do conselho de ministros será presidida pelo primeiro-ministro marroquino, Driss Jettou, adiantou a mesma fonte.
À margem desta reunião, o CRAT vai organizar, a oito de Outubro, uma mesa redonda ministerial sobre o tema "Inovação tecnológica e propriedade intelectual no contexto da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) : Que estratégia para África"?.
Este encontro tem como principal objectivo permitir uma melhor compreensão do processo da NEPAD com vista à sua apreensão pelos responsáveis africanos e seus parceiros do Norte.
Os debates serão dominados pelos conceitos de base da inovação tecnológica e da protecção dos direitos de propriedade intelectual, o seu papel na execução da NEPAD e os quadros jurídicos caracterizadores do sistema internacional da propriedade intelectual bem como o seu impacto sobre a NEPAD.
Os participantes na mesa redonda vão discutir igualmente as perspectivas económicas da inovação e da propriedade intelectual no âmbito da NEPAD, com a análise da experiência marroquina e das aplicações especiais referentes aos métodos do Canadá e outros países do Norte.
Entre as entidades que vão participar nesta mesa redonda, figuram os ministros encarregues das políticas tecnológicas nacionais nos 31 países africanos membros do CRAT, peritos marroquinos e estrangeiros, responsáveis do sector privado e os representantes de diversas organizações internacionais tais como a UNESCO, o FAO, e a ONUDI.
Os programas operacionais do CRAT, essencialmente baseados nos domínios prioritários da alimentação, da energia e dos equipamentos, assentam no estudo e na avaliação das necessidades tecnológicas, na demonstração e na vulgarização tecnológicas, nos serviços-conselhos e consultivos e na formação e desenvolvimento de recursos humanos.

02 Outubro 2003 18:27:00


xhtml CSS