Senegaleses chamados a ajudar povo ivoiriense

Dakar, Senegal (PANA) - O Arcebispo de Dakar e presidente da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (CERAO-RECOWA), o cardeal Theodore Adrien Sarr, pediu  aos Senegaleses para ajudarem "o povo ivoiriense afetado por distúrbios políticos".

"É tempo de terminar com os distúrbios na Côte d'Ivoire e fazer com que o sangue já não se derrame neste país", disse o cardeal Sarr na sua mensagem de Sexta-Feira Santa antes da festa da Páscoa prevista para domingo próximo.

O prelado senegalês aconselhou os líderes africanos a respeitarem os resultados das urnas durante as eleições.

Além disso, o arcebispo de Dakar, em nome da Conferência Episcopal, instou a União Africana e a União Europeia  a discutirem profundamente sobre os acordos sobre o direito de ingerência.

Ele sublinhou que "este direito é muitas vezes ditado pelo desejo de proteger interesses particulares de alguns", recordando no entanto que "os países africanos são independentes e soberanos" .

"Esses países são independentes  há 50 anos, mas até agora, temos a impressão de que ainda estão sob o jugo do colonialismo", lamentou o cardeal Sarr.

-0- PANA SIL/TBM/CCF/DD 22abr2011

22 april 2011 21:37:38




xhtml CSS