Senegal lança rede nacional de educação e pesquisa

Dakar- Senegal (PANA) -- O ministro senegalês da Pesquisa Científica, Amadou Tidiane Bâ, lançou segunda-feira na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar (UCAD), a Rede Nacional de Educação e Pesquisa do Senegal (RER).
A cerimónia de lançamento decorreu na presença do reitor da UCAD, Abdou Salam Sall, dos representantes das outras universidades do país, da Agência para a Regulação dos Correios e Telecomunicações (ARTP), da Agência da Informática do Estado (ADIE) bem como da Associação das Universidades Africanas (AUA).
O objectivo principal desta rede é federar infra-estruturas de telecomunicação para a pesquisa e a educação aos níveis nacional, regional e mundial a fim de mutualizar recursos e participar nas actividades das diferentes comunidades de conhecimentos.
A Rede permitirá igualmente satisfazer as necessidades crescentes das universidades e das estruturas pesquisas em banda larga e serviços de redes evoluídos e interconectar estes últimos às redes de ensino e investigação aos níveis sub-regional, continental e mundial.
Nessa ocasião, o reitor da UCAD defendeu a criação duma rede africana de educação e pesquisa que constituirá uma das chaves do desenvolvimento socioeconómico sustentável do continente.
Por sua vez, o coordenador da Unidade de Redes de Educação e Pesquisa da Associação das Universidades Africanas, Boubacar Barry, indicou que está em curso um projecto de instalação da primeira rede de educação e pesquisa para a África Ocidental e Central.
Porém, ele estimou que "a falta de iniciativas e de diálogo entre os decisores públicos pode constituir um obstáculo na nossa sub-região pois o processo de criação de tal rede de educação e pesquisa está muito avançado nos países do norte e nos Estados Unidos".

20 Julho 2009 19:09:00


xhtml CSS