Senegal e Vietname candidatados à organização da XV Cimeira da OIF

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A Conferência Ministerial da Francofonia (CMF) registou quinta-feira as candidaturas do Senegal e do Vietname à organização em 2014 da XV Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF), soube sexta-feira a PANA de fontes seguras em Kinshasa.

As duas candidaturas serão analisadas domingo à porta fechada pelos chefes de Estado e de Governo dos 75 Estados-membros e observadores da Francofonia que vão se reunir no próximo fim de semana na capital congolesa.

"Não está excluída a escolha do Senegal. Como a 15ª Cimeira coincide com o fim do mandato de Abdou Diouf, não se exclui que os países membros sejam sensíveis ao argumento de realizar a Cimeira no Senegal, o seu país natal", comentou, sob anonimato, um delegado presente na Cimeira.

A Cimeira deverá igualmente pronunciar-se sobre os pedidos de adesão do Qatar, do Uruguai e da Arménia.

Ela vai discutir também as implicações económicas e ambientais e as crises no espaço francófono, da Côte d’Ivoire a Madagáscar passando pela Guiné-Bissau, pelo leste da RD Congo e pela Guiné-Conakry.

Segundo os organizadores, cerca de trinta chefes de Estado e de Governo confirmaram sexta-feira a sua presença nesta cimeira, que decorre pela primeira vez na África Central, sob o lema principal "Francofonia : Implicações Económicas e Ambientais face à Governação Mundial".

Os dias de sexta-feira e sábado foram declarados feriados para permitir aos habitantes de Kinshasa participar na "grande festa da família francófona".

Os trabalhos do Conselho Permanente da Francofonia (CPF) e da Conferência Ministerial da Francofonia (CMF), que decorreram quarta-feira e quinta-feira, foram marcados por debates acesos sobre a situação no leste da RD Congo.

-0- PANA SEI/JSG/CJB/TON 12out2012

12 Outubro 2012 11:33:47




xhtml CSS