Senegal e Etiópia disputam direção do MAAP

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O Senegal e a Etiópia disputam em Addis Abeba, na Etiópia, a direção da Secretaria Executiva do Mecanismo Africano de Avaliação pelos Pares (MAAP), soube a PANA segunda-feira de fontes seguras.

Segundo os responsáveis senegaleses, a direção desta secretaria deve ser entregue por direito ao Presidente Macky Sall, que foi eleito sábado ao posto de Presidente do Comité dos chefes de Estado e de Governo para a orientação (HSGOC)da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD).

Por seu lado, os representantes da Etiópia afirmam que a direção da secretaria do MAAP não deve ser associada à Presidência do HSGOC.

«Acredito que vamos acabar por alcançar um compromisso. Por enquanto, as posições continuam congeladas», confiou à PANA um responsável da União Africana (UA), implicado no dossier, que pediu anonimato.

Adotado pelos países membros da UA, o MAAP visa promover e reforçar as normas elevadas de governação política e económica em África.

Cerca de 20 países já foram objeto de avaliação do MAAP, sob a responsabilidade dum comité de eminentes figuras que analisa os relatórios e formula recomendações.

-0- PANA SEI/AAS/CJB/TON  28jan2013

28 Janeiro 2013 09:58:09




xhtml CSS