Senegal e BADEA assinam acordos de empréstimo de 12 milhões de dólares

Dakar, Senegal (PANA) - O Senegal e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) assinaram um acordo em virtude do qual esta instituição financeira concede àquele um empréstimo de 12 milhões de dólares americanos para financiar um projeto rodoviário, anuncia um comunicado do BADEA transmitido domingo à PANA.

Segundo a mesma fonte, o empréstimo do BADEAO é reembolsável em 30 anos, com um período de graças de 10 anos e uma taxa de juros anual de um porcento. Servirá para o financiamento do projeto de construção da estrada Joal-Samba DI-Djiffere, no leste Senegal.

O acordo de empréstimo foi assinado a 31 de outubro último entre o diretor-geral do BADEA, Abdelaziz Khelef, e o ministro senegalês da Economia e Finanças, Amadou Kane.

O volume total dos compromissos do BADEA a favor do Senegal, incluindo o novo empréstimo, estima-se em 285 milhões de dólares americanos, aos quais se acrescentam cinco milhões de dólares americanos da contribuição do BADEA à redução do peso da dívida do Senegal no quadro da iniciativa a favor dos Países Pobres Altamente Endividados (PPTE).

O cúmulo dos investimentos do BADEA permitiu financiar 64 operações de desenvolvimento, incluindo 37 projetos, 25 operações de assistência técnica e quatro operações comerciais para a importação de produtos petrolíferos.

-0- PANA TBM/TBM/MAR/IZ 04nov2012

04 Novembro 2012 18:56:33




xhtml CSS