Senegal designa seus 6 representantes no Parlamento da CEDEAO

Dakar, Senegal (PANA) – O Senegal estará representado no Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pelos deputados Lamine Thiam, Ibrahima Sall, Moustapha Cissé Lô, Doudou Issa Niasse, Adama Sylla e Souleymane Ndoye, eleitos terça-feira em Dakar pelos seus colegas para um mandato de quatro anos, soube-se de fonte oficial.

Eles vão ocupar seis dos 115 assentos do Parlamento da organização sub-regional na qual cada país-membro possui pelo menos cinco assentos fixados consoante a sua população.

Oficialmente criado em agosto de 1994, o Parlamento tem como missão, entre outras, assegurar "um direito de visão das populações oeste-africanas sobre o processo de integração da sub-região".

Sediado em Abuja, a capital federal da Nigéria, o órgão legislativo comunitário tem também como missão sensibilizar a população da sub-região aos desafios da integração e confortar a legitimidade dos atos da Comissão, o poder executivo da organização.

A sua terceira principal missão consiste em « dotar a comunidade duma arquitetura institucional que comporta uma vertente legislativa que se acrescenta a uma vertente judicial e promover assim uma comunidade que funcione conforme a lógica de separação dos poderes própria para qualquer construção democrática”.

A repartição dos assentos do Parlamento da CEDEAO é a seguinte: Benin (5), Burkina Faso (6), Cabo Verde (5), Côte d’Ivoire (7), Gâmbia (5), Gana (8), Guiné-Conakry (6), Guiné-Bissau (5), Libéria (5), Mali (6), Níger (6), Nigéria (35), Senegal (6), Serra Leoa (5) e Togo (5).

-0- PANA AAS/AAS/FK/TON 1julho2015

01 Julho 2015 15:07:23




xhtml CSS