Senegal assume presidência do Comité de Educação, Ciência e Tecnologia da UA

Cairo, Egito (PANA) – O Egito passou ao Senegal a presidência da próxima sessão do Comité Técnico Especializado sobre Educação, Ciência e Tecnologia da União Africana (UA), durante a sua sessão realizada segunda-feira no Cairo, soube-se de fonte bem informada.

A sessão de segunda-feira que se inscreveu no quadro da primeira reunião deste Comité foi realçada pela presença do ministro egípcio do Ensino Superior e Pesquisa Científica  e presidente deste Comité, Khaled Abdel Ghaffar.

O Comité adotou depois as recomendações apresentadas pelos sub-comités técnicos que se reuniram durante os últimos dois dias na presença do comissário da União Africana para os Recursos Humanos, Ciências e Tecnologias, Sarah Agbor,  e de vários representantes da Educação e do Ensino Superior dos países africanos.

Ao tomar a palavra na ocasião, o ministro egípcio do Ensino Superior e Pesquisa Científica evocou a estratégia da Pesquisa Científica no Egito e a cooperação em curso com os países africanos para projetos sobre a pesquisa comum em domínios de interesse comum bem como trocas de viagens  de jovens pesquisadores e a situação atual do sistema da pesquisa científica.

Ele abordou também a convergência das especialidades em pesquisa entre o Egito e os países africanos em oito especialidades científicas das quais as ciências médicas, a engenharia, a quimíca, a biologia e a informática.

Vários delegados fizeram exposições sobre a educação e a agricultura, seguidas de debates sobre os quadros essenciais de algumas estruturas suscetíveis de ser instaladas nos países africanos das quais o Centro do Cairo de Intervenção Africana, a Agência Espacial Africana, a criação dum Conselho que se ocupe dos docentes e o estudo sobre a criação dum prémio dos Professores.

-0- PANA YY/IN/BEH/SOC/IZ 23oct2017

24 Outubro 2017 13:45:59




xhtml CSS