Senegal alberga segundo Instituto Africano de Ciências Matemáticas

Dakar, Senegal (PANA) – O segundo Instituto Africano das Ciências Matemáticas (AIMS-Senegal), após o da África do Sul, vai abrir as suas portas a 6 de setembro próximo em Mbour, a cerca de 80 quilómetros de Dakar, anunciou terça-feira à PANA, o seu diretor-geral, Mamadou Sangharé.

Esta instituição funciona no Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) em Mbour.

No total, trinta e seis candidatos titulares de Licenciatura em Matemáticas ou Físicas na sua maioria, provenientes de 14 países africanos incluindo um terço de mulheres, serão acolhidos este ano neste centro para cursos de Mestrado intensivo.

Segundo o professor Sangharé, a criação deste instituto francófono inscreve-se na iniciativa Next Einstein (AIMS-Nei) do Instituto Africano das Ciências Matemáticas, sediado na África do Sul.

O AIMS-Senegal aplica, na África Ocidental, um modelo único que consiste em identificar os melhores perfis africanos com o objetivo de lhe fornecer uma educação de calibre mundial em ciências matemáticas e estabilizá-los no continente, explicou.

Um grupo de professores excecionais proveniente de África e do resto do mundo vai dispensar aulas neste centro que integra as últimas tecnologias, realizando assim um verdadeiro cruzamento da excelência, indicou Sangharé.

Vários parceiros contribuíram para a realização deste instituto, incluindo o Canadá com cerca de 20 milhões de dólares canadianos, o Senegal, pela atribuição dum terreno de quatro hectares e de um milhão de euros para a construção do centro de pesquisa do instituto, França via IRD, que concedeu um terreno ao Instituto e a Alemanha que equipou o estabelecimento de painéis solares.

As autoridades do AIMS Senegal saudaram igualmente o engajamento da Google, da Fundação Kavelman Foon, da Cambridge University Press e do Perimeter Institute for Theorical Physics pelo apoio na implementação do instituto.

-0- PANA COU/JSG/MAR/TON 24agosto2011

24 Agosto 2011 13:31:51


xhtml CSS