Senegal alberga encontro sobre biossegurança

Dakar- Senegal (PANA) -- Uma importante reunião sobre a biossegurança vai decorrer em Dakar, no Senegal, na próxima semana, na presença de representantes da multinacional americana Monsanto, especializada na biotecnologia, anunciou quarta-feira a ministra senegalesa da Pesquisa Científica, Yaye Kéne Gassama Dia.
Numa entrevista concedida à PANA à margem da conferência dos ministros da África Ocidental sobre as Ciências e Tecnologias (AMCOST), Gassama Dia indicou que este encontro será um momemnto de discussão sobre questões relativas à utilização das biotecnologias mas também sobre a regulamentação.
A ministra senegalesa afirmou que as biotecnologias "são incontornáveis" quando se quer realizar progressos em vários domínios e que o seu país se propõe a "tirar todas as vantagens e reduzir todos os eventuais riscos em matéria de biotecnologias".
"As sementes transgénicas já estão presentes no espaço da União Económica e Monetária Oeste Afriana (UEMOA) e estão numa fase experimental numa região do Senegal", revelou Gassama Dia, reconhecendo contudo que ainda não existe uma política comum sobre as biotecnologias na sub-região.

18 Janeiro 2007 19:19:00


xhtml CSS