Senegal acolhe Trienal da Associação para Desenvolvimento da Educação em África

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A segunda Trienal da Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA) realizar-se-á de 14 a 17 de março de 2017 na capital senegalesa, Dakar, anunciou um comunicado transmitido à PANA.

Inicialmente prevista para a cidade Marraquexe em Marrocos,  a segunda Trienal da ADEA acontecerá no Centro Internacional de Conferências Abdou Diouf (CICAD) em Diamniadio, em Dakar.

O encontro será patrocinado pelo Presidente senegalês, Macky Sall, que coordena o Comité dos 10 Chefes de Estado Africanos Campeões em matérias de Ensino Superior, Ciências e Tecnologia.

Segundo o comunicado, a mudança de local foi facilitado por um acordo mútuo e fraterno entre os Governo de Marrocos e do Senegal.

Esta segunda Trienal, que se realizará após a primeira organizada em 2012 em Ouagadougou, no Burkina Faso, decorrerá sob o lema « Revitalizar a Educação na Perspetiva do Programa Universal de 2030 e da Agenda de 2063 para África”.

O objetivo geral deste fórum é servir de tribuna de partilha de experiências entre diferentes intervenientes e conceber de forma coletiva estratégias, modalidades, condições e fatores para a operacionalização e aplicação do Quadro de Ações da Educação conforme os quadros mundiais e continentais.

Diferentes subtemas  também constam da agenda, nomeadamente a execução da educação e da aprendizagem durante toda a vida para o desenvolvimento sustentável, a promoção da ciência, das matemáticas e das tecnologias da informação e comunicação (TIC),  a aplicação da educação para o renascimento cultural africano e ideais pan-africanos e a promoção da paz e  da cidadania mundial através da educação.

A Trienal da ADEA, antigamente Bienal, representa um dos  principais eventos mundiais sobre a eduçação e formação em África e nela participam chefes de Estado, ministros africanos da Educação, Formação, Juventude, Emprego e Pequenas e Médias Empresas, representantes  das agências de cooperação e desenvolvimento que apoiam a educação em África, da sociedade civil, do setor privado e dos jovens.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/FK/DD 17fev2017

17 Fevereiro 2017 12:11:01


xhtml CSS