Seminário sobre luta contra narcotráfico da rota africana em Cabo Verda

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um seminário sobre a cooperação policial na luta contra o narcotráfico da rota africana, em matéria de controlo marítimo e aéreo, inciou-se segunda-feira na capital cabo-verdiana, apurou a PANA de fonte da organização.

O seminário de quatro dias acontece no quadro do Programa Rota da Cocaína, lançado em 2009 por iniciativa da União Europeia (UE) e que beneficia de um financiamento de 50 milhões de euros, cobrindo 38 países da América Latina, das Caraíbas e da África Ocidental.

O encontro, que decorre na capital cabo-verdiana, tem como pano de fundo um debate sobre os cartéis de droga da América do Sul, que passaram a utilizar países da costa ocidental africana como rota adicional para entrada da cocaína na Europa.

Organizado em sintomia com outros projetos, também financiados pela União Europeia, tais como SEACOP e AIRCOP, tem como propósito fornecer uma visão abrangente sobre o tráfico de cocaina via África Ocidental, bem como os problemas nos países de origem, de trânsito e de destino.

E com esta iniciativa, os organizadores propõem-se, igualmente, reforçar as capacidades das organizações para a recolha e análise de dados relevantes, bem como a melhoria e modernização da formação de profissionais que combatem este crime diariamente na região.

-0- PANA CS/DD 27out2015


27 Outubro 2015 09:34:43


xhtml CSS