Agência Panafricana de Notícias

Sede da oposição destruída por militantes de partido no poder no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A sede da Nova Aliança do Faso (NAFA, oposição ) foi destruída ao passo que o seu pessoal foi espancado quinta-feira por militantes do Movimento do Povo para o Progresso (MPP, no poder), denunciou sexta-feira, o chefe de fila da oposição, Zéphirin Diabré.

Num comunicado, a oposição política « denuncia com a última energia este comportamento antidemocrático dos militantes do MPP e exige firmemente dos primeiros responsáveis deste partido que tomem rapidamente medidas necessárias a fim de porem fim imediatamente a esta atitude de intimidação, de violência e de barbária que não honram a democracia nem o Burkina Faso”.

No mesmo dia, a sede da Comissão Eleitoral Comunal de Beguedo, na região do centro-este, foi destruído pela população que a acusa de ter voluntariamente afastado entre mil e dois mil eleitores que deviam mudar de assembleias de voto.

A campanha eleitoral para as eleições autárquicas está aberta desde 7 de maio corrente e termina 13 dias depois.

No total, 156 mil e 693 candidatos, dos quais 98 mil e 926 homens, ou seja 63,13 porcento, e 57 mil e 767 mulheres, ou seja 36,86 porcento, vão disputar 19 mil e 624 assentos em nove mil e 299 circunscrições eleitorais.

Cinco milhões e 539 mil e 384 eleitores são inscritos na lista eleitoral tendo sido divididos em 17 mil e 938 assembleias de voto, assinala-se.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/DD 13maio2016