Secretário-geral das Nações Unidas saúda cooperação com OIF

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudou a dinâmica da estreita cooperação entre a ONU e a Organização Internacional da Francofonia (OIF) sobre os direitos humanos, a manutenção da paz e outras questões de impato internacional, sublinhando que esta cooperação contribuirá para reforçar a segurança no mundo.
Falando sábado durante uma reunião da OIF em Nova Iorque, Ban declarou que as duas organizações trabalham em estreita colaboração sobre várias questões relativas à paz, à segurança e ao desenvolvimento económico.
"Vamos reforçar a nossa cooperação no domínio crucial da manutenção da paz, da prevenção dos conflitos e da assistência eleitoral", prosseguiu.
Ele indicou, por outro lado, que as Nações Unidas e a OIF trabalham em colaboração no Haiti, na República Centro Africana (RCA), na Guiné-Conakry, no Níger, em Madagáscar, na Mauritânia e nas ilhas Comores em operações de assistência e para desenvolver estes países.
"Estes diferentes exemplos de atividades atestam a nossa parceria sólida", sublinhou o responsável da ONU, adiantando que cerca de 200 milhões de pessoas no mundo são francófonas.
No início deste ano, o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, e o secretário-geral da OIF, Abdou Diouf, assinaram um acordo para reforçar a colaboração entre as duas organizações na promoção dos direitos humanos.

26 Setembro 2010 18:21:00




xhtml CSS